segunda-feira, 22 de junho de 2009

PRÓXIMO ENCONTRO DOMINGO (28/06)

Olá pessoal,

No próximo domingo (28/06) nossa reunião acontecerá
na casa do casal Alcides e Lúcia, Av. Melício Machado (rodovia dos Náufragos), 3700, lote 39 – Cond. Rota do Sol.
Venha a partir das 18:30, para começarmos pontualmente às 19:00.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos números
3243 7079 (Adir);
88453727 e 32271951 (Alcides e Lúcia)


A todos PAZ e BEM!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Informação é diferente de conhecimento.




Informação passa, conhecimento fica.
Informação está em todo lugar, conhecimento é difícil de achar.
Informação envelhece, conhecimento é pra sempre.
Informação vem até você, conhecimento leva você mais longe.
Se hoje a informação é de graça, qual o valor do conhecimento?
Amplie, questione, atualize seu conhecimento.

(Comercial 60" de Tv para o jornal Estado de São Paulo)



Há algum tempo, cerca de 2 anos e meio, percebi que a minha visão com relação à evangelização estava passando por uma profunda transformação. Ora, eu não podia mais conceber a idéia que em 10, ou 15 minutos de conversa, uma pessoa poderia experimentar os benefícios de se crer em Jesus. 

Outra coisa que não fazia mais sentido era porque contabilizar o número de pessoas que respondiam positivamente à um apelo. E no meu caso, estes questionamentos apareceram por eu nunca ter visto alguém se converter na minha frente. 

O que acontecia normalmente era um amigo, depois de algum tempo sem me ver, desejava de manifestar os seus primeiros passos na fé, dizendo que lembravam de muita coisa que eu aconselhava, ou participava a dor semelhante.

Você que está lendo esta mensagem deve estar associando à algo do tipo: é assim mesmo, um planta, outro colhe... ou ainda, nunca sabemos como e quando a boa semente vai germinar. Em mim, estas frases não passariam de uma informação pra não me deixar deprimido. Mas, o que neste momento eu quero abordar tem uma visão diferente: O Senhor mesmo é quem planta, o Senhor mesmo é quem colhe. Ele mesmo faz isso, por conta de ele mesmo ser a semente.

De uma maneira mais lógica, toda a informação que recebemos, carrega em si um potencial para se transformar em conhecimento. Mas isso não depende do portador ou do receptor, mas da maneira que a informação vai ser experimentada. Qualquer relação daquilo que há dentro de mim com o meio externo é informação. Mas quando a informação produz uma nova conduta, deixa de ser apenas informação e passa a ser experimentada como conhecimento.

Se você ouve que Deus é Amor, fala isso, e está interessado que mais pessoas conheçam este amor que você experimentou, o Amor é que o torna toda e qualquer linguagem inteligível, e somente o próprio Deus é capaz de transferir o conhecimento que há dentro de cada um, e depositá-lo no próximo. 

Então, se você leu esta mensagem e gostaria experimentar o milagre da multiplicação da fé mutua, e conhecer isso como verdade existencial, participe das nossas reuniões com o espírito voluntário para contribuir, dividindo as suas experiências e tudo o mais que houver em seu coração, para que uns aos outros possamos experimentar como conhecimento, um Jesus que se manifesta entre 2 ou mais.

Quantas e quais as mudanças que você teve que fazer em sua vida, e por causa dela você teve que mudar de atitude?

O contato com o próximo vai fazer mudar de atitude, basta você experimentar.

Vem comigo. No Caminho eu te explico.


André Luiz
Caminho Sergipe - Estação Aracaju
twitter/caminhoaracaju

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Antes que Abraão existisse, Eu sou!



Vem comigo. No caminho eu te explico!

André Luiz

PRÓXIMA REUNIÃO, DOMINGO, 21/06

Gostaria que todos participassem dessa reunião, pois viajarei com minha família no dia 24. Ou seja, será o último final de semana que estarei por aqui antes da viagem.

Venha no próximo domingo, à tarde, na casa do casal Alcides e Lúcia, Av. Melício Machado (rodovia dos Náufragos), 3700, lote 39 – Cond. Rota do Sol.

Venha a partir das 16h a gente vai chegando para começarmos pontualmente às 16h30. Vamos conversar um pouco, cantar umas canções e assistir um DVD. 

Venha e traga um amigo, filho, pai que tenha a consciência de que é pecador e que precisa de ajuda.

Vem comigo. No caminho eu te explico.

Abração em todos.


Visualizar Casa do Alcides em um mapa maior

sexta-feira, 12 de junho de 2009

NÓS DA GRAÇA

Já não há tempo para o preconceito
Já não é tempo para divisão
Hoje é o dia de se olhar no espelho
Só uma pausa para pedir perdão

Já não há tempo para negar os fatos
Nenhum minuto de televisão
Esse é o momento de sermos nós mesmos
Ser mais amigos e não só irmãos

Um novo tempo de Graça
Os nós da Graça
O nosso estado é de Graça
Templos da Graça

Já não é tempo de apontar o dedo
Já não é hora de passar sermão
Esse é o dia de dobrar joelhos
E que venha a perseguição!

Já não é tempo de ficar com medo
Já não é hora de seguir em vão
Esse é o momento de marchar em frente
E as águas do mar se abrirão

Os nós da Graça
Ações de Graça
Os nós da Graça
Templos da Graça
================


Esta canção é uma nova canção mesmo, completamente amalgamada com esse novo tempo em que escolhi viver, depois de ser escolhido pelo Deus misericordioso para caminhar e anunciar o evangelho da Graça a todos que me puderem ouvir e crer. Fala das implicações de se viver realizando ações de graça no caminho da verdade e da vida. Implicações que jamais complicam, mas apenas libertam e curam. Isso porque, de fato, nele podemos produzir conhecimento, vivenciar sentimentos e assumir/cultivar valores que formam novos homens e novas mulheres livres, a partir de relacionamentos interpessoais baseados em amor, liberdade e solidariedade, os chamados “nós da Graça”.

Caminhar nesse espírito é, pois, experimentar o prazer da liberdade cujo limite é apenas o amor. Amor aqui não é só um mandamento, um sentimento, um conhecimento, mas também um “modo de vida”, o qual não segue fórmulas ou padrões previamente estabelecidos por homens, mas que tão somente cria e re-cria em cada HOJE, vida cristã e seus modos.

Procuramos viver em “novidade de vida”, evitando tudo que paralisa, entrava e oprime o ser. Quanto às adversidades, o sofrimento e os momentos de dor, certamente, não deixaremos de, contra a nossa vontade, vivenciá-los, mas só para abandoná-los depois de ter aprendido o máximo possível com eles.

Evidentemente, não são todas as pessoas que querem fazer conosco esta caminhada. As coisas que têm apenas “aparência de sabedoria” podem ter sido neles tão fortemente interiorizadas que já não podem deixar de crer na absoluta necessidade de trabalharem, também eles, para alimentar e re-produzir as mesmas estruturas, instituições e formações que os enredam e aprisionam, embora também lhes deem certa margem de liberdade o suficiente para considerarem como boas e necessárias as relações que estabelecem entre seus iguais e com os “outros”. Relações que não são em nada graciosas. Da graça decaíram.

Para todos aqueles que veem nesses modos de ser, nesse “tempo da Lei”, um mal que realizam contra si próprios e contra os outros, a solução a ser construída é desamarrar os nós do velho tempo, antes de tudo, dentro de nós, enquanto construímos os nós da Graça até que eles nos formem, até que sejamos apenas os inacabados Nós da Graça, Templos do Deus Gracioso que vive em nós. Nós, os da Graça, através do auxílio mútuo, da edificação e exortação mútua, tornamo-nos.

Adir Freitas

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Resolvi falar a ti...



Meus amigos, tanto os daqui, próximo, ou os que distante, de alguma forma celebraram este dia. Me lembrei, em uma paisagem totalmente nova para os meus olhos, de muitos acontecimentos da minha vida.

Olhei para Davi, ainda na barriguinha de Lúcia e me lembrei dos dias que me antecederam. Das histórias que meus familiares me contam sobre a escolha do meu nome, do bairro onde eles moravam, da casa, dos envolvimentos emocionais e do cotidiano que ali viviam. Tive vontade de discursar isso ontem, mas achei melhor não.

Olhei para os meu filhos brincando nas águas do Vaza-Barris, e como de costume, coloquei água sobre as suas cabeças e os abençoei, como sempre faço até que Ele venha. Me vi neles com 7 anos brincando sem preocupações que não fossem a de aproveitar o máximo a diversão. Me lembrei dos meus amigos de infância e quis revê-los um dia. Quis falar um pouco sobre isso, mas achei melhor não.

Tantos professores ao meu lado... lembrei dos meus melhores momentos da escola, das amizades, daquilo que a gente organizava, das festas de São João, dos jogos interclasse, dos professores, as comemorações, do pão-de-queijo com guaraná da cantina... e também dos mais angustiantes períodos de provas. Lembrei dos amigos que perdi para os acidentes de trânsito, leucemia e para as drogas... e me enchi de satisfação por lembrar da história daqueles que estão vivos, que combateram os seus cânceres e com a mesma emoção, ficam alegres. Quis falar sobre isso, mas achei melhor não.

Ontem rolou de tudo. Futebol, um peixe na praia, contato com a natureza, banho de chuva. Nesse clima me lembrei dos dias que vivi com meus primos, nas tradicionais férias dos Pecém, onde nós, por sermos de Fortaleza, nos divertíamos empurrando jangadas, que regressavam do mar, ao pôr-do-sol. Lembrei dos ciúmes que tive das minhas primas e dos primeiros "rolinhos" que tive na adolescência. Lembrei das primeiras responsabilidades, das discussões familiares, das separações. Dos anos que fui acolhido por tios e da forma carinhosa que acolheram meus irmãos na hora em que mais precisávamos. Me emocionei. Meu coração parecia que ia saltar pela boca. Pensei em falar sobre isso ontem, mas achei melhor não.

Um sambinha gostoso tocando no som do carro, e eu me lembrando de meus amigos, na época que o que nos unia era a música. Lembrei das dores e da ralação, das caixas pesadas, das noites perdidas, das dificuldades divididas, das experiências, dos sonhos alimentados e das desilusões. Lembrei do meu amor que encontrei e que até hoje é motivo da minha festa. Foi o meu primeiro amor que envolveu sentimento e decisão. Me casei, tive filhos e não sei mais viver sem eles.

Fim de tarde chuvoso, me fez lembrar de pessoas muito carinhosas que conviveram comigo e com minha família e que me fizeram experimentar o cuidado divino. De pessoas do convívio fraternal de longa data, e dos que foram apenas por instantes. Lembrei dos que trabalharam comigo, me deram voz e vez. Pensei em falar disso, mas achei melhor não.

Fiz uma jornada longa dentro da minha memória. Aproveitei algumas canções antigas que ouvi ontem e me lembrei de gente muito amada. Gente que meu coração amou nem que fosse por segundos, mas que só hoje eu percebo que em meio às lembranças dos momentos de raiva, esse amor não foi removido. Quis falar muito sobre isso, então resolvi falar pra ti tudo aquilo que eu achei melhor não falar:

Livra-me, Pai, de magoar os meus amigos.
Peço que todos aqueles que oram por mim, permaneçam assim, mesmo que eu cometa algum delito contra elas.
E se meu coração estiver endurecido, me leva a estas lembranças que sensibilizaram o meu aniversário.
Sendo necessário, me faz enxergar o teu amor, que está no meu próximo, que mesmo distante não tem me deixado só.
Me dá inteligência espiritual pra entender que o necessário pra viver em harmonia com todos já foi providenciado, e que eu possa, a cada novo ano, fazer novos amigos e ainda, que eu possa dar os passos necessários para a paz.
Foi muito bom receber recados e sentir o amor.
E só não te falei antes, porque tu já sabias, eu ainda não.
Tudo isso me resgatou pra que eu seja um novo ser Hoje.
Eu amo! E vivo pra te encontrar e te contar tudo aquilo que tu já sabes.Sei que não mereço...


Por ocasião do dia 7/06/2009


André Luiz
Caminho Sergipe - Estação Aracaju
caminhoaracaju.blogspot.com
twitter/caminhoaracaju
(79) 3248.4448 - 8807.1421

Foto: Cláudia, Rita, Leonel, Caio, Eu, Alcides, Guilherme, Adir, Lúcia e Davi.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Encontro 7/06/2009 - Ceia no Caminho


Nisto todos conhecerão que sois meu discípulos, se vos amardes uns aos outros. (Jesus de Nazaré)

Amigos.
Nosso próximo encontro será neste domingo, dia 7/06, com os nossos irmãos de Itabaiana.
Lá, celebraremos a nossa ceia, que não é comida nem bebida, mas o Reino de Deus manifestado em podermos servir uns aos outros com espírito voluntário.

Sairemos de Aracaju por volta das 17h. A volta será no mesmo dia. Os que estiverem interessados em ir, por favor, comunique-nos por telefone, para que possamos dividir os carros.
Quem quiser, venha comigo. No Caminho eu te explico.

André Luiz
Caminho Sergipe - Estação Aracaju
caminhoaracaju.blogspot.com
twitter/caminhoaracaju
(79) 3248.4448 - 8807.1421