domingo, 30 de janeiro de 2011

SEM FÉ NO CAMINHO, QUEM CAMINHARÁ?

Todos nós sabemos apreciar coisas como humildade, mansidão, lágrima amiga, busca de relações justas, intrepidez na perseguição da paz e da reconciliação, e coragem de consciência para suportar o antagonismo, sem ódio, porém com determinação e com o espírito contente por estar andando no mesmo caminho dos profetas que viveram antes de nós.

Bem, isto se a pessoa que encarne esses conteúdos não estiver entre nós e os nossos interesses. Isto porque, do contrário, à semelhança do que nossos pais fizeram, nós também os alijamos de toda possível presença e influência.

Tais pessoas são boas quando é bom pra gente, e ruins quando achamos que é contra a gente. Daí o profeta nunca ter honra em sua própria terra, pois a des-instalação que ele causa é de natureza profunda e visceral demais.

No entanto, quando sentei aqui para escrever, o que me moveu foi o fato de estar pensando como a gente é capaz de gostar da virtude, desde que ela ande bem longe de nós. Aliás, a gente elege certas pessoas como santas e virtuosas a fim de que elas cumpram esse papel pela raça humana, e bem longe de nós. Por isto os seres admirados sempre serem de terras distantes ou épocas remotas. E, assim, nos condenamos naquilo que aprovamos, pois chamamos a esses tais de virtuosos, mas não lhes imitamos o caminhar.

De fato, quem tem alguma coisa contra uma pessoa ser sempre ensinável e sempre pronta a crescer? Bem, dos humildes é o reino dos céus.

Quem se insurge contra a ideia de que seja bom que alguém seja capaz de se conter, e que exerça domínio sobre si mesmo? Ora, os mansos herdarão a terra.

Quem terá alguma coisa contra a pessoa que é capaz de expressar sentimentos e de chorar com solidariedade e com senso de propriedade e de intensidade? O que se garante é que os que choram serão consolados.

Quem desgosta da existência de pessoas boas e justas, e que não conseguem ter nenhuma satisfação pessoal em qualquer ganho que empobreça os outros? Os que têm fome e sede de justiça serão fartos.

Quem se entristece pela existência de gente que olha a vida com olhar limpo e puro, e que não carregue julgamento no coração contra o seu próximo? Ora, está dito que os limpos de coração verão cada vez mais a face de Deus.

Quem se sente mal com o fato de haver pessoas que sempre se empenham pela paz? Ou não está dito que os pacificadores serão chamados filhos de Deus?

Quem se ressente da existência de pessoas que não transigem contra suas consciências em nada do que diga respeito à essência da vida, ainda que o preço seja a perseguição? Acerca desses se diz que devem alegrar-se, especialmente se a resistência tiver sido pela consciência do Evangelho, pois este é o galardão do profeta.

Ora, se é assim, então por que não buscamos viver assim?

Só há uma resposta: É porque não cremos!

De fato, a cada dia mais eu acredito que o caminho da Graça nos leva a andar nessa trilha pela fé, e que à medida em que se caminha, tudo vai se tornando felicidade espiritual. Sim, tudo vira bem-aventurança.

Porém, sem fé no caminho, ninguém dá nenhum passo.

Chegamos naquele ponto da caminhada na qual toda confissão se faz acompanhar Daquela Voz que diz: “Vai, tu, e procede de igual modo”.

Jesus disse que este o modo de ser e ver no Caminho. Quem crê que almeje em fé esse existir. Esta é a vereda da Graça, e que é vivida em verdade somente deste modo.

O fruto da Graça é felicidade, é bem-aventurança no ser. Felicidade espiritual é a promessa do Caminho ao caminhante. A verdade não tem uma cara, mas tem um modo de ser existencial. E o fruto que recebe a bem-aventurança, é esse modo de ser da verdade.

Pense nisto!

Caio

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Próxima Reunião - Sábado, 29/01 - 16h

Amigos de Caminhada ao qual escolheram Cristo como mediador não só da relação pessoal com Deus, mas também das relações com os homens, e por isto tem sido salvos de sí mesmos e uns dos outros, bom dia.

Nossa reunião na Escola Francisco Portugal, no Conj. Augusto Franco, foi de muito proveito. Espero que em tudo sejamos assim proveitosos um para o outro. E que este serviço sempre tenha uma finalidade: o compartilhamento do Amor!

Então, em amor, espero que você compareça ao nosso próximo encontro que será realizado no próximo sábado, dia 29/01, na Orla de Atalaia. Faremos um pic-nic próximo ao Ocearánio, em volta dos lagos, se Deus assim permitir. O Oceanário servirá de ponto de encontro para nós às 16h. De lá a gente arruma um lugar que esteja agradável à todos.

Quem puder leve alguma "gulosema" tipo bolo, doce, refrigerantes, sucos, biscoitos, pão para gastarmos tempo com intimidade e comunhão ao redor da mesa.

Espero que já nesta reunião a gente dê inicio ao serviço de pirateamento dos DVDs do Caio (com autorização do mesmo, lógico). Então, já terão alguns títulos de mensagens disponíveis para que você possa compartilha isto com seus amigos e familiares.

Fica combinado assim: Sábado, 29/01, às 16h, em frente ao Oceanário de Aracaju.

Paz e bem à todos.

André Luiz
79 8109-7873

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Próxima Reunião - 23/01, 17h

Gente querida que Caminha com Graça e louvor a Deus. Espero que estejam bem e que a benção do Eterno esteja sempre com você.

O nosso próximo encontro está marcado para domingo, 23/01, às 17h,  em um lugar novo para nós. Será na Escola Estadual Prof. Francisco Portugal.

O endereço é na Praça Major Edeltrudes Teles, s/n° - Conj. Augusto Franco - Farolândia. Fica pertinho da minha casa. Há algum tempo eu já vinha conversando com a diretora e nesta semana consegui encontrá-la na escola e já passei um pré-calendário para nos encontrarmos lá.


Visualizar Reunião do Caminho em um mapa maior

Pontos de referência são:
• Biblioteca do conj Augusto Franco;
• Final de linha dos ônibus;
• Posto de saúde.
Informações de como chegar, ligue para 3248.4448, ou 8109.7378.

André Luiz

sábado, 15 de janeiro de 2011

Que merda é esta? | Hugo Theóphilo - Estação Maracanaú/CE

Reino de Deus é qualquer lugar onde se experimente humildade, sensibilidade, mansidão, justiça, misericórdia, pureza de coração e paz como realidade...onde a felicidade não está limitada pelo bem material. O Reino de Deus é em qualquer lugar onde é possível ser feliz sendo pobre, por exemplo.

Ai você pergunta: "Onde é possível ser feliz sendo pobre?". Vou repetir: Onde a felicidade não está vinculada ao bem material.

Bem-aventurados (felizes) os de espírito humilde, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, pois deles é o Reino dos céus, serão consolados, herdarão a terra, serão satisfeitos, obterão misericórdia, verão a Deus, serão chamados filhos de Deus.

Discurso do monte: Felicidade baseada em princípios...valores não mensuráveis.

Sempre que oferecemos aos pobres o nosso modelo de vida como padrão de felicidade, estamos destruindo a possibilidade do Reino de Deus.

Porque? Vou repetir: Porque no nosso modelo de vida a felicidade está vinculada ao bem material.

Sempre que damos a entender ao pobre que ele será feliz quando tiver o que temos, estamos destruindo a possibilidade do Reino de Deus.

Onde está a felicidade nessa merda de vida que oferecemos como modelo? Que merda de felicidade é essa que se alcança comprando a quinta televisão? O segundo carro? A décima quinta calça jeans? O liquidificador de 240 reais? O terceiro carrinho do bebê?

Olhe, Deus me mandou dizer uma coisa a você: "Que merda é essa?"

--
hugo l. theophilo || blog: http://hugotheophilo.blogspot.com || msn: hugotheophilo@gmail.com || twitter: @hugotheophilo || caminho maracanaú || www.caiofabio.net

"Precisamos parar de medir a felicidade pelo tanto de dinheiro que temos."


Próximo Encontro, 15/01/2011

Gente amada deste Caminho AJU, espero que esteja tudo bem com vocês.

Nosso próximo encontro será neste sábado, dia 15, às 19h, na casa do casal Alcides e Lúcia, que inclusive estão viajando, e já peço que estejam orando para que Deus os guarde em toda a viagem.

Como já podemos perceber, Deus providenciou que a chuva descesse do céu para regar a terra, a fim de cumprir o cliclo atmosférico da água. Isso é bom para o sertanejo que deposita as suas sementes na Terra. Também para nós, mais urbanos, para refrescar os nossos dias. Mas tem alguns grupos de pessoas que não gostam muito quando isto acontece, e nem por isto tem amaldiçoado o céu.

A estes últimos, vou encontrar nesta sexta-feira, com a permissão de Deus, andando pelo Centro da cidade, à noite com um grupo de amigos que já tenho acompanhando à algum tempo.

Quem estiver interessado em participar, ou precisar de uma carona, ligue pra mim.

Aproveitando este assunto, lembro também que todo aquele que quiser, e que puder, participar do sustento financeiro do Movimento Caminho da Graça, nós participamos coletivamente do Fundo das Estações, que tem assistido a muitos nas suas urgências, em estações caminho a fora, na missão Pequeninos da Nigéria, na Vem e Vem TV, site do Caio, e até mesmo em "pirateamento" (autorizado) de mídias do Caio e afins para a divulgação da mensagem simples do Reino. Os dados para depósito são:

BANCO DO BRASIL
AG: 0278-X
POUPANÇA: 21.185-0
VARIAÇÃO: 01
CLIENTE: LUCIA SEMANA MATEMÁTICA

O Caminho da Graça é o Caminho de quem não tem outro caminho a fazer!

Um beijo em todos.

André Luiz
81097378




As marcas dos que que andam no Caminho

" O cristão torna significativas as coisas sem importância pelo espírito com que as realiza. O que vale não é aquilo que realizamos, mas sim o modo como fazemos as coisas - o espírito com que fazemos isto ou aquilo.Você poderá fazer grandes coisas com espírito tacanho e coisas pequenas com elevado espírito. Estêvão, foi grande não pelo que fez, mas pela maneira por que o fez. O espírito com que você faz isto ou aquilo é o aroma que embalsama o  feito e faz com que tal ato cheire bem ou mal. Estêvão "servia às mesas", mas fazia isso de tal modo que o servir às mesas se tornou coisa sacramental. Aquelas mesas ficaram sendo verdadeiras mesas do Senhor - 'A Mesa do Senhor'! E ao redor dela povos de todas as raças comiam o pão que se transformava em "O Pão". Estêvão foi um diácono que se tornou um farol - uma luz para todas as épocas, notadamente nos lugares-comuns da vida." (JONES, 1957, p.302).

JONES. Ely Stanley. O Caminho. 2ª ed.São Paulo: Imprensa Metodista, 1957.