terça-feira, 27 de setembro de 2011

Próxima reunião - Sábado 1º/10/2011




Amigos de Caminhada, 

A próxima reunião  será sabado dia 1/10/11  na casa de Luziana  às 18h.

Endereço: Rua Theodomiro Coelho Barreto nº 21 (antiga Rua G) Conj Medici 1 - Bairro Luzia

Ponto de referência: em frente a Fundação Renascer.
Tels: 79 30445210/32191078/91387765.


Espero todos com muito carinho,


um abraço,


Luziana Cavalcante

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O fundamento dos apóstolos e a pregação no Caminho | Ivo Fernandes

O fundamento dos apóstolos e a pregação no Caminho
Queridos amigos de caminhada e fé comum,
Durante 5 anos me dediquei com seriedade a tarefa de enxergar a Cristo sem os óculos do sistema doutrinário cristão produzido no decorrer dos séculos. Cheguei a muitas conclusões e há uma observação que me fez avaliar nossas posturas diante da confissão apostólica.
Muitos de nós na luta contra o cristianismo, a metafísica, e a tradição da igreja, não só negamos a estas coisas como temos chegado a negar o fundamento dos apóstolos.
E o fato de no Caminho não haver doutrinas sistematizadas, não quer dizer que não confessamos a fé apostólica que diz que Jesus Cristo é o Senhor.
Daí a necessidade de não fazermos das reuniões das estações espaços para discussões filosóficas que no fim negam a fé.
A teologia, filosofia e psicologia me acompanham, me dedico bastante aos temas que envolvem tais ciências. E até acho que é possível, a nós enquanto grupo discutirmos isso, mas que não se torne o centro, pois a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra.
Somos pregadores da boa notícia da reconciliação e do perdão, revelados no Cristo Crucificado e Ressurreto. Este é o fundamento dos apóstolos. Isso é o poder de Deus para a salvação.
Como já nos disse Marcelo Quintela: "No Caminho da Graça não se ensina a SABER. Ensina-se/aprende-se a CONFIAR. Quem confia, saberá. Quem sabe, deve saber também como convém saber; visto que o saber acadêmico-espiritual raramente gera confiança e convicção de fé, e quase sempre realiza o contrário na "alma sábia": presunção e arrogância. Por isso, caros amigos, não se preocupem."
Enquanto o fundamento dos apóstolos e a chave de interpretação em Cristo for o chão da caminhada e enquanto o Caminho de Deus encarnado for nosso caminho mais excelente, de amor devotado ao próximo, o Caminho da Graça irá bem.
Aqui em Fortaleza, decidi manter no culto dominical a centralidade da pregação da Palavra, que confessa a Cristo nosso Senhor. Aí temos dias dedicados a oração, e dias onde abrimos espaços para temas diversos, assim não confundimos as coisas.
Desejo que todos, em especial os mentores pensem no que foi aqui dito, para não fazerem da estação um núcleo de discussões, mas um lugar de confissão, onde a alma rende-se Aquele que É.
Abraços fraternos,
Ivo Fernandes

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Escolha entre o Clube e o Caminho

Amigos de Caminhada, bom dia. Espero que todos estejam bem.

Há algum tempo atrás, informei sobre algumas ações que desenvolveríamos em Aracaju para a divulgação do Movimento Caminho da Graça.

Por iniciativa do Thyago, imprimimos umas cartilhinhas que estão sendo distribuídas gratuitamente nos coletivos e nas ruas. Fiz até umas fotos para que vocês vejam a repercussão.



Tenho uma boa quantidade desse material impresso, caso você também esteja disposto à entregar no seu trabalho, ou para pessoas da sua família, na sua igreja, no semáforo, enfim, em qualquer lugar que você esteja disposto a divulgar esta mensagem.

E se preferir, o conteúdo desta mensagem está em formato digital no endereço http://issuu.com/andreluizsales/docs/escolha_clubexcaminho onde você pode ler na tela ou fazer o download ou imprimir. E ainda tem vídeos na internet, do Papo de Graça, da VVTV.com, onde o Caio trata deste mesmo assunto. http://www.youtube.com/watch?v=QBVzwdJFVaY e http://www.youtube.com/watch?v=-AKqVcYWzQc&feature=related.

No site Caiofabio.net você lê clicando aqui. http://caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=02361

O meu desejo é que estas informações sejam úteis pra você que por ter sido abençoado um dia, também queria que outros encontrem esta mensagem.

Beijos.

André Luiz

Próximo Encontro - Domingo, 18/09, na Casa do Igor, às 18h.

Amigos de Caminhada, boa tarde.

Por motivo de força maior, precisaremos alterar a data e o horário da nossa reunião do próximo final de semana, na Orla de Atalaia, para a Casa de Igor.

Será domingo, 18/09, às 18h, na rua Várzea Grande, n° 1158 – Entrando no povoado Areia Branca, após o 1° quebra-molas virá a esquerda na próxima rua. Terá o nome da rua (várzea grande) numa plaquinha no muro da casa de esquina. Depois de entrar nessa rua são +/- uns 2 km até a casa. Veja no mapa. O telefone para informações de como chegar é 3226-7465, ou 8813-5132 (Igor).

Sei que para alguns possa ser distante, mas peço para os que quiserem ir e não tem transporte próprio, ou queiram combinar de ir juntos que me liguem, no 8109.7378 ou 3248.4448.

No sábado a tarde, eu, Igor e Thyago iremos distribuir nas ruas, o folheto "A escolha entre o clube e o caminho", o qual falei anteriormente,  e estaremos visitando algumas pessoas, como a Tulani e a Luziana, que estão usufruindo do seu tempo maternal. Estendo o convite a todos para cantarmos umas canções e orarmos juntos. Quem quiser receber esta visita também em sua casa, envie o email, ou me ligue nos telefones acima.

Domingo à tarde, a Pryscilla está fazendo a visita no orfanato no bairro 18 do Forte. Confirmado Pry?







Últimos dias para se inscrever no Encontro Nacionaldo Caminho da Graça


               
Caso não visualize esse email adequadamente,  [ acesse este link  ]

                                                                           
     
Não deixe de aproveitar a maravilhosa facilidade de edificação que o site e a Vem&Vê TV oferecem para todos os que buscam vida em Jesus!...

ATENÇÃO: Por favor, não responda a esta mensagem, ela foi enviada de um endereço de email não monitorado.
Você está recebendo esta mensagem porque seu email foi inscrito para receber os comunicados do site Caio Fábio e da Vem&Vê TV.
Nossa equipe respeita sua privacidade. Se você não deseja mais receber nossos informes, cancele sua inscrição no link abaixo!

--
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
O maior é aquele que mais serve!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Próximo encontro - Domingo, 11/09 - 18h



Amigos de Caminhada, bom dia.

Acredito que todos já devem ter visto a programação deste mês em nosso blog. Para os que ainda não acessaram, segue o aviso da nossa próxima reunião.


Domingo - 11/09 - 18h
Casa do Adir - Atalaia
Ed. Estrela do Mar - Rua François Hoald, 700 - Ed. Jacarecica - Ap 01Informações como chegar pelo fone: 3243-7079



O evento que aconteceu ha alguns anos no dia 11 de setembro, fez com que a data fosse um marco no calendário mundial. Por causa do 11/09 realizaremos a Ceia em Memória ao Cordeiro! Pois bem, este será um dos nossos assuntos na próxima reunião, mas não faremos isto por causa do atentado terrorista ao WTC, não! 

É o aniversário do Adir, pessoal. Vamo lá dar um abração nele.

Beijos.

André Luiz
79 8109-7378

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O CAMINHO DA EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA, SEGUNDO JESUS.

Amigos, bom dia.

Vai ai mais uma sugestão de leitura para vivermos com o entendimento do que é essencial para o movimento Caminho da Graça.



O CAMINHO DA EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA, SEGUNDO JESUS

O termo EKKLESIA sintetiza de forma impressionante o ser Igreja: São os chamados para fora.

No entanto, na história cristã preponderou o caminho inverso, aquele que torna os discípulos em gente 'chamada para dentro', para deixar o mundo, para só considerarem 'irmãos' os membros do 'clube santo', e a não buscarem relacionamentos fora de tal ambiente. E nesse contexto, ironicamente, passamos a experimentar uma existência cada vez menos interiorizada, cada vez menos atenta para o que se dá no íntimo, e cada vez menos reflexiva. Mas, lendo o Evangelho, é difícil conceber que Jesus sonhasse com aquilo que depois nós chamamos de 'igreja'.

Quem pode ouvir o ensino de Jesus, com toda sua desinstalação, com toda a sua mobilidade, com toda ênfase na igualdade de todos, com toda denúncia aos poderes religiosos, e com toda a pertinência à vida — fosse para curar a mente, o corpo ou o espírito; fosse para anunciar a destruição do Templo como lugar de Deus; fosse para "beatificar" samaritanos e "demonizar" religiosos sem coração —; e, ainda assim, imaginar que Jesus tem qualquer coisa a ver com o que nós chamamos de "igreja", seja aquela que se abriga no Vaticano, ou sejam aquelas que têm tantas sedes quantos pastores, bispos e apóstolos megalomaníacos existirem? 

Não se vê Jesus tentando criar uma comunidade fixa e fechada, como também não percebo em Seu espírito qualquer interesse nesse tipo de reclusão comunitária. 

Igreja, de acordo com Jesus, é comunhão de dois ou três... em Seu Nome... e em qualquer lugar... Igreja, de acordo com Jesus, é algo que acontece como encontro com Deus, com o próximo e com a vida... no 'caminho' do Caminho.


Para Jesus o lugar onde melhor e mais propriamente se deve buscar o discípulo é nas portas do inferno, no meio do mundo! Nesse Caminho, as maiores demonstrações de fé vêm de fora da religião. Percebe-se que tanto "malandros arrependidos" quanto "réus confessos" podem encontrar seu repouso.

Portanto, Seus discípulos são treinado a espalhar sementes, a salgar, a levar amor, a caminhar em bondade, e a sobreviver com dignidade no caminho, com todos os seus perigos e possibilidade (Lc 10). Com demônios, tempestades, interesses escusos, certezas satânicas, exageros desnecessários, familiares em pânico, medo de trair, frágeis certezas de jamais trair, traição explícita, negação e morte !

Mas, para além disso tudo, vê-se que no Caminho com Ele, os ventos cessam, as ondas se abrandam, as Leis fixas do universo são relativizadas, os demônios sabem quem Ele é e quem somos Nele!

Jesus é o Caminho em movimento nos caminhos da existência. E Seus discípulos são acompanhantes sem hierarquia entre eles. No mais... existem as multidões..., as quais Jesus organiza apenas uma vez, e isto a fim de multiplicar pães. De resto... elas vem e vão... ficam ou não... voltam ou nunca mais aparecem... gostam ou se escandalizam... maravilham-se ou acham duro o discurso... Mas Jesus nada faz para mudar isto. Ele apenas segue e ensina a Palavra, enquanto cura os que encontra.

Não! Jesus não pretendia que Seus discípulos fossem mais irmãos uns dos outros do que de todos os homens. 

Não! Jesus não esperava que o sal da terra se confinasse a quatro dignas paredes de um Saleiro Comunitário.

Não! Jesus não deseja tirar ninguém do mundo, da vida, da sociedade, da terra... mas apenas deseja que sejamos livres do mal.

Não! Jesus não disse "Eu sou o Clube, a Doutrina e a Igreja; e ninguém vem ao Pai se não por mim".

Assim, na igreja dos chamados para fora, caminha-se e encontra-se com o irmão de fé e também com o próximo que não tem fé... e todos são tratados com amor e simplicidade.


Em Jesus, o discípulo é apenas um homem que ganhou o entendimento do Reino e vive como seu cidadão, não numa 'comunidade paralela', mas no mundo real.

Para Jesus o lugar onde melhor e mais propriamente se deve buscar o discípulo é nas portas do inferno, no meio do mundo! Nesse Caminho, as maiores demonstrações de fé vêm de fora da religião. Percebe-se que tanto "malandros arrependidos" quanto "réus confessos" podem encontrar seu repouso.

Portanto, Seus discípulos são treinado a espalhar sementes, a salgar, a levar amor, a caminhar em bondade, e a sobreviver com dignidade no caminho, com todos os seus perigos e possibilidade (Lc 10). Com demônios, tempestades, interesses escusos, certezas satânicas, exageros desnecessários, familiares em pânico, medo de trair, frágeis certezas de jamais trair, traição explícita, negação e morte ! 

Mas, para além disso tudo, vê-se que no Caminho com Ele, os ventos cessam, as ondas se abrandam, as Leis fixas do universo são relativizadas, os demônios sabem quem Ele é e quem somos Nele! 

Jesus é o Caminho em movimento nos caminhos da existência. E Seus discípulos são acompanhantes sem hierarquia entre eles. No mais... existem as multidões..., as quais Jesus organiza apenas uma vez, e isto a fim de multiplicar pães. De resto... elas vem e vão... ficam ou não... voltam ou nunca mais aparecem... gostam ou se escandalizam... maravilham-se ou acham duro o discurso... Mas Jesus nada faz para mudar isto. Ele apenas segue e ensina a Palavra, enquanto cura os que encontra.

Não! Jesus não pretendia que Seus discípulos fossem mais irmãos uns dos outros do que de todos os homens. 

Não! Jesus não esperava que o sal da terra se confinasse a quatro dignas paredes de um Saleiro Comunitário. 

Não! Jesus não deseja tirar ninguém do mundo, da vida, da sociedade, da terra... mas apenas deseja que sejamos livres do mal. 

Não! Jesus não disse "Eu sou o Clube, a Doutrina e a Igreja; e ninguém vem ao Pai se não por mim".

Assim, na igreja dos chamados para fora, caminha-se e encontra-se com o irmão de fé e também com o próximo que não tem fé... e todos são tratados com amor e simplicidade.

Em Jesus, o discípulo é apenas um homem que ganhou o entendimento do Reino e vive como seu cidadão, não numa 'comunidade paralela', mas no mundo real.


Para Jesus o lugar onde melhor e mais propriamente se deve buscar o discípulo é nas portas do inferno, no meio do mundo! Nesse Caminho, as maiores demonstrações de fé vêm de fora da religião. Percebe-se que tanto "malandros arrependidos" quanto "réus confessos" podem encontrar seu repouso.

Portanto, Seus discípulos são treinado a espalhar sementes, a salgar, a levar amor, a caminhar em bondade, e a sobreviver com dignidade no caminho, com todos os seus perigos e possibilidade (Lc 10). Com demônios, tempestades, interesses escusos, certezas satânicas, exageros desnecessários, familiares em pânico, medo de trair, frágeis certezas de jamais trair, traição explícita, negação e morte ! 

Mas, para além disso tudo, vê-se que no Caminho com Ele, os ventos cessam, as ondas se abrandam, as Leis fixas do universo são relativizadas, os demônios sabem quem Ele é e quem somos Nele! 

Jesus é o Caminho em movimento nos caminhos da existência. E Seus discípulos são acompanhantes sem hierarquia entre eles. No mais... existem as multidões..., as quais Jesus organiza apenas uma vez, e isto a fim de multiplicar pães. De resto... elas vem e vão... ficam ou não... voltam ou nunca mais aparecem... gostam ou se escandalizam... maravilham-se ou acham duro o discurso... Mas Jesus nada faz para mudar isto. Ele apenas segue e ensina a Palavra, enquanto cura os que encontra.

Não! Jesus não pretendia que Seus discípulos fossem mais irmãos uns dos outros do que de todos os homens. 

Não! Jesus não esperava que o sal da terra se confinasse a quatro dignas paredes de um Saleiro Comunitário. 

Não! Jesus não deseja tirar ninguém do mundo, da vida, da sociedade, da terra... mas apenas deseja que sejamos livres do mal. 

Não! Jesus não disse "Eu sou o Clube, a Doutrina e a Igreja; e ninguém vem ao Pai se não por mim".

Assim, na igreja dos chamados para fora, caminha-se e encontra-se com o irmão de fé e também com o próximo que não tem fé... e todos são tratados com amor e simplicidade.

Em Jesus, o discípulo é apenas um homem que ganhou o entendimento do Reino e vive como seu cidadão, não numa 'comunidade paralela', mas no mundo real.



Caio Fábio



André Luiz