terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Encontro Nacional das Estações do Caminho da Graça

Encontro Nacional das Estações do Caminho da Graça

Dias: 11,12,13 e 14 de Junho de 2009

LOCAL: Espaço Lonier - Vargem Pequena
Estrada Frei Tibúrcio, 470 - Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ - (Altura do nº 10.916 da Estrada dos Bandeirantes).


PROGRAMAÇÃO: Mensagens, Canções & Devoções, Celebração da Ceia, Passeios (Conhecendo o Rio de Janeiro), Piscina, Futebol, Praia (Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari), Caminhada, Reflexão, Lual, Festa dançante.


ENCONTRO ESPECIAL: I Encontro Nacional do Caminho Criança


ESPAÇO: Para reflexão, encontros, reencontros, novas amizades, companheirismo, comunhão, alegria, graça, cura e refrigério em Jesus. 


INSCRIÇÕES: No blog: www.encontronacional2009.wordpress.com


INFORMAÇÕES:  E-mail: encontrorio2009@gmail.com

ORDENAÇÃO NO CAMINHO DA GRAÇA?

----- Original Message -----

From: ORDENAÇÃO NO CAMINHO DA GRAÇA?

To: contato@caiofabio.com

Sent: Saturday, January 24, 2009 1:41 PM

Subject: ACERCA DO SEU TEXTO SOBRE SIMBOLOS! - BENDITO SURTO DE SIGNIFICADOS!

 

Rev. Caio,

 

Com imensa alegria escrevo mais uma vez para você!

 

A primeira vez o que me fez escrever foi o estado de desespero e ansiedade em que me encontrava, por ter sido impactado pela Graça e confrontado com muita intensidade na denominação que freqüentava.

 

Hoje, porém, dei a volta por cima.

 

Pela misericórdia de Deus, iniciamos uma Estação do Caminho aqui na minha cidade, e o que Deus está fazendo entre nós é incompreensivelmente belo e grandioso!

 

Tenho servido na nossa Estação com todo amor, dedicação e força da minha alma.

 

Tenho uma rápida pergunta. Li o que você escreveu acerca do significado dos símbolos e fé!

 

Estive pensando:

 

Um ato simbólico de grande importância, a meu ver, seria a imposição de mãos ou a ordenação daqueles que trabalham a serviço da Obra, como Paulo descreve nas cartas a Timoteo!

 

Porque não fazemos isso no Caminho da Graça?

 

Não estou falando em delegar títulos e nomenclaturas, pois sei a falta de importância que isso tem!

 

Mas, sim do “ordenar” aqueles que servem como mentores nas Estações!

 

Bom, desculpe a minha falta de conhecimento e sabedoria quanto a essas coisas. E por favor, não me entenda mal, pois sei muito bem a desgraça que o amor a títulos e besteiras assim, tem causado nas pessoas! Muitas delas não conseguem lidar corretamente com isso e passam a achar que são donas espirituais dos outros!

 

A minha pergunta é inteiramente ligada a questão espiritual que essas ordenações devem ter!

 

Beijão pra você, sua esposa e seus filhos!

 

Ah! Você não tem idéia de como suas pregações e textos tem levado tantas pessoas ao encontro sincero com Jesus!

 

Agradeço a Deus com toda sinceridade do meu coração por um dia ter me dado a oportunidade de conhecer seu ministério pela internet!

________________________________________

 

 

Resposta:

 

Meu amado mano: Graça e Paz!

 

 

Obrigado pelo seu e-mail e pelo seu carinho. Que o Senhor o abençoe ainda muito, muito mais.

 

Mano, de fato não temos feito este gesto no “Caminho da Graça”. Ninguém foi ritualmente “ordenado” nada no “Caminho”.

 

E por que, se tal ato é bíblico?

 

É que quando iniciamos a inflação de ordenações estava no auge.

 

Era gente sendo ordenada bispo e apóstolo aos montes, em escala industrial.

 

E mais:

 

Tal gesto estava vinculado ao que havia e ainda há de mais pernicioso entre os “evangélicos”, de cujo grupo a maioria de nós é oriundo: a tal “cobertura” de poder “apostólico”.

 

Por isto, achei melhor, mais pedagógico, não fazer ordenação de ninguém; fazendo apenas como Jesus fez “no caminho”, enquanto ia; ou seja: apenas indicar pessoas como “mensageiros”; ou, no nosso caso, mentores.

 

O que, com efeito, aconteceu e acontece; ainda que sem a imposição das mãos, mas sempre com a validação do grupo, que, dia a dia, vai reconhecendo quem é quem no meio dele.

 

Assim, dei preferência a outro tipo de significação, e que tem a ver com o meio, o processo; o qual, como você mesmo disse, tem muito a ver com a Internet como mídia.

 

Desse modo, reconhecemos e instruímos pessoas — os Mentores Supervisores de Regiões têm feito isto sempre —; e, então, depois disso, deixamos que o processo flua com naturalidade, como aconteceu em sua cidade e em muitas outras.

 

Creio, no entanto, que chegará a hora em que todos estarão já bem conscientes de que no “Caminho da Graça” não há títulos; mas apenas designação de serviço explicito.

 

Então poderemos ordenar com toda a riqueza simbólica do rito e do espírito do ato, sem que isto seja visto como uma titularidade ou como uma superioridade espiritual. Desgraça esta que a todo custo desejamos evitar.

 

Vejo, no entanto, que Jesus mesmo não batizava, e, além disso, vejo que Ele impôs as mãos sobre doentes e aflitos, mas não para ordenar.

 

A imposição das mãos para ordenação de alguém, por mais espiritual que seja, também carrega o peso da formalidade da unção humana, e feita por homens; o que, em geral, acaba se misturando com a idéia de poder e de superioridade, tanto de quem ordena sobre os ordenados, como também dos ordenados sobre os não-ordenados: “o povo” — que é como em geral se passa a chamar os irmãos.

 

Portanto, é necessário que nem brincadeiras haja entre nós sobre o assunto, pois, mesmo sem imposição de mãos, aqui e ali ouço, na brincadeira, a afirmação de alguém como sendo o nosso isso ou o nosso aquilo.

 

Ora, entre nós há gente e há dons segundo a Graça; e apenas isto.

 

E mais:

 

Se passar disso, o Caminho já não será de Graça!

 

Estas são cautelas que tenho, pois, estou muito mais interessado em unção real do que na titularização de qualquer ungido.

 

A unção se impõe por si mesma. Mas, muitas vezes, uma ordenação sem unção impõe o “si-mesmo” de alguém sobre os demais.

 

Nós, no entanto, sem neurose ou paranóias, caminharemos com segurança, buscando sempre ver se o entendimento da maioria já alcançou o que a Palavra ensina; especialmente nos casos nos quais a confusão acerca do símbolo seja maior do que a necessidade dele.

 

Mano, desculpe a pressa. Mas, de coração, espero estar sendo de alguma utilidade para você e para outros.

 

Receba meu beijo e minha gratidão!

 

 

Nele, que nos ordena em Seu amor todos os dias,

 

 

Caio

24 de janeiro de 2009

Lago Norte

Brasília

DF

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CHEGA DE PAPO FURADO. VAMOS ORAR?


Somos informados pela Palavra que nada temos porque não pedimos, e que, quando pedimos, não obtemos, pois, pedimos mal, apenas para esbanjar nos prazeres e nas ilusões de aquisição, poder e conquista.

 

Por outro lado somos estimulados a pedir bem, segundo a vontade de Deus, que é amor, pois, assim sendo, sabemos que já obtivemos o que Lhe temos pedido.

 

Jesus mandou que pedíssemos com amor e fé, em Seu nome, pois, Ele mesmo é a Resposta a todas as nossas orações.

 

E mais: Ele disse que quando pedíssemos veríamos tanto amor de Deus sendo derramando que nossa alegria espiritual seria completa.

 

Além disso, foi Jesus também quem disse que ao orarmos devemos crer de antemão que já fomos ouvidos.

 

Já vi muitas vezes na vida o que uma intensa dedicação à oração concentrada em fé e amor pode realizar.

 

Vi acontecendo com outros e também comigo!

 

Na realidade vejo que peço pouco, pois, de algum modo, é como se eu mesmo soubesse que Ele sabe, e, assim, pelo excesso de certeza acerca Dele, não peço como foi ordenado que eu fizesse. Porém, quando faço, minha alegria é sempre completa, pois, muitas vezes, vejo na hora as coisas acontecerem. Outras vezes, no entanto, demora um pouco, e, em tais casos mais demorados, nem sempre a resposta vem como solicitada, pois, de fato, sempre vem melhor.

 

Eu, todavia, creio que se alguém se dedica a pedir aquilo ao que Jesus diz “amém”, não há como não vir a acontecer.

 

Jesus enfatizou a oração mais do que qualquer outro tema.

 

Sim! Jesus manda orar; orar mesmo; orar sem cessar; orar para não entrar em tentação; orar para amar o inimigo; orar pela vinda do reino; orar pelos doentes e encarcerados; orar pelos aflitos do mundo; orar por reis e governantes; orar pedindo que a grande tribulação não seja longa demais; orar pedindo que nossas fugas não sejam no inverno da vida; orar pela subversão dos poderes do mundo; orar sabendo que nenhuma autoridade manda em nada; orar crendo que para Deus tudo é possível.

 

Sobretudo, Jesus mandou orar com amizade por Deus, com solidariedade pelas causas do céu na terra!

 

Oração, todavia, hoje em dia, é, na melhor das hipóteses, uma macumba, um exercício de poder, um acesso alternativo aos “bens deste mundo”; ou, ainda, apenas um falar autoritário enquanto se marcha no chão do templo pedindo sucesso, carro, casa, emprego, ou soluções para problemas afetivos com o marido, o amante ou a eliminação dos inimigos.

 

Foi interrompido por alguns minutos!...

 

Mamãe ligou pra mim... Minha tia Elvira, a mais velha da casa de meu pai, acabou de partir para encontrar com Jesus, com meu avô, com meu pai, com meu irmão Luiz, com meu filho Lukas, e com todos os meus tios e tias que já foram, e, também, foi e já está na presença do Rei da Glória.

 

Louvado seja Deus pela partida de minha tia santinha e amada!

 

Aqui de onde estou — sem poder correr até Manaus para sepultá-la e consolar meu primo João Fábio, único filho dela — oro por todos e também pelo meu primo João; e peço ao Espírito Santo que se derrame sobre ele e sobre todos agora.

 

O Anjo do Senhor está acampado!

 

Por que você não firma o propósito de orar sempre neste ano que agora começa?

 

Sim! Falar menos, ouvir mais, opinar menos, julgar nada, e, em compensação, orar tudo o que antes seria objeto de seus discursos e tentativas de intervenção pessoal!

 

Fale com Deus. Com os homens adianta muito pouco!

 

 

Com oração, Nele, que é o meu Amém,

 

 

 

Caio

4 de janeiro de 2009

Lago Norte

Brasília

DF