quinta-feira, 28 de maio de 2009

Estar no mundo x Ser mundano

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (João, que ouvia o pulsar do coração de Jesus )

Já não é mistério para nós. O discernimento de todas as coisas, antes de ter experimento, passa pelo crivo de Jesus.

Não com uma pergunta simplista: "será que Jesus se comportaria assim?", porque, por fatos, nunca saberemos de todas as atitudes do Senhor aqui na Terra.

Porém, a pergunta a ser feita é: "o que me move a isto?".

Ora, o que te move quando você perdoa alguém? Qual a intenção do teu coração quando você ajuda alguém que está "à beira do caminho"? Qual o sentimento que há quando você afirma que é de Jesus?

Para João, o mundo era tudo aquilo que não condizia com a verdade de Cristo. Porque a ordem mundial carrega os méritos da auto-suficiência, da parcialidade, da camuflagem, da imposição sobre o outro, do controle e do condicionamento através do medo, da sensualidade e da dúvida. Estes poderes fazem com que o homem nunca mais se veja em Deus, pois o amor dele não está lá. E como estas coisas são temporais (g. aión) o homem faz do seu ventre a sua droga, a qual ele tenha que experimentar aos poucos, cada dia, em doses maiores.

Há algo mais mundano do que viver, diante de Deus, de maneira autônoma? Há algo mais devasso do que associar Jesus a uma força contrária à do diabo? Há algo mais decepcionante do que seguir Jesus apenas por tradição ou pela lógica, ou encarar isso como uma filosofia de vida?

Pois é assim que o mundo vê!

Quando se ama o Pai, o desejo deixa de ser aquilo que o olho vê.

Vem comigo, no caminho eu te explico!


André Luiz
Caminho Sergipe - Estação Aracaju
caminhoaracaju.blogspot.com
twitter/caminhoaracaju
(79) 3248.4448 - 8807.1421

Nenhum comentário: